Domingo, 23 de Janeiro de 2022
37°

Pancada de chuva

Francisco Alves - PR

Geral Rio Grande do Sul

Governador faz palestra magna na abertura do 3° Congresso Nacional de Juntas Comerciais

O governador Eduardo Leite apresentou na noite desta quarta-feira (1°/12) palestra magna no 3º Congresso Nacional de Juntas Comerciais (Conad) e 1° Congresso Internacional do Registro Mercantil (Cirem).

01/12/2021 às 23h35
Por: Mauricio Biriba Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
"Se for para simplificar para o cidadão, para o empreendedor, temos de buscar esse caminho", disse Leite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite apresentou na noite desta quarta-feira (1°/12) palestra magna no 3º Congresso Nacional de Juntas Comerciais (Conad) e 1° Congresso Internacional do Registro Mercantil (Cirem). O evento ocorreu em Porto Alegre, na sede da Fecomércio-RS, e teve como tema “A transformação digital transpondo fronteiras.”

“Para aumentarmos a competitividade do RS frente a outros Estados, precisávamos atuar em três pilares que efetivamente são capazes de transformar o ambiente econômico em mais acolhedor e menos hostil a investimentos e a empreendedores. É a redução de custos. Quem empreende quer ter custos reduzidos para poder competir melhor com o restante do Brasil, com outros países do mundo. E esses custos estão em infraestrutura, logística, tributação e burocracia. E trabalhamos muito na redução de todos esses custos nesses últimos três anos”, destacou o governador.,

Apresentado nesta quarta (1°), o balanço das ações do Descomplica RS, programa lançado pelo governo do Estado em agosto de 2019 para combater o excesso de burocracia na máquina pública e facilitar a vida de quem pretende empreender e gerar renda e oferecer serviços mais ágeis para o cidadão gaúcho foi um dos temas da palestra magna.

“Toda a atenção de um governo deve estar focada no cidadão, em oferecer os serviços públicos e deixá-los acessíveis ao cidadão. Se for para simplificar para o cidadão, para o empreendedor, temos de buscar esse caminho para conseguirmos cumprir com a missão do serviço público, mesmo que isso demande mais esforços para os servidores. A burocracia se torna mais complexa, e a vida das pessoas, cada vez mais rápida, e estamos atuando para reduzir esse descompasso”, detalhou.

• Veja o detalhamento do balanço do Descomplica RS.

Leite também lembrou que, nos últimos seis meses, o governo do Estado anunciou R$ 3,91 bilhões para serem aplicados em diferentes áreas, até 2022, dentro do programa Avançar. O programa contempla obras e serviços em segurança pública, saúde, educação, cultura, inovação e esporte entre outras ações. As medidas visam acelerar o crescimento econômico e melhorar a qualidade da prestação de serviços à população gaúcha, além de tornar o Estado mais atrativo para investimentos, com geração de emprego e renda.

• Relembre os investimentos do Avançar.

O evento contou com a participação do governador do Piauí, Wellington Dias, da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), Lauren Momback, e do diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, André Santa Cruz, entre outras autoridades. Por parte do Estado, estiveram presentes os secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Luiz Henrique Viana (Meio Ambiente e Infraestrutura), Ronaldo Santini (Turismo) e Joel Maraschin (adjunto de Desenvolvimento Econômico),

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Francisco Alves - PR Atualizado às 17h34 - Fonte: ClimaTempo
37°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 37°

Seg 37°C 23°C
Ter 38°C 23°C
Qua 35°C 25°C
Qui 36°C 23°C
Sex 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias