Quinta, 02 de Dezembro de 2021
15°

Poucas nuvens

Francisco Alves - PR

Geral Paraná

Em Guaratuba, alegria e disposição marcam a abertura dos Jogos da Integração do Idoso

Evento realizado pelo Governo do Estado reúne nesta edição 32 municípios, representados por cerca de 1.200 pessoas. As competições começaram nesta ...

19/10/2021 às 12h30
Por: Mauricio Biriba Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O clima de alegria, descontração e disposição marcou a abertura da 15ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (Jiidos), nesta segunda-feira (18), em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A cerimônia foi no Ginásio de Esportes Governador José Richa, com apresentações circenses e de danças. A pira olímpica foi acesa e conduzida pelos atletas John Haste, de 77 anos, e Relindes Haste, de 80 anos, que já participaram da competição diversas vezes.

Promovidos pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esportes, e em parceria da Prefeitura de Guaratuba, os Jogos reúnem nesta edição 32 municípios, representados por cerca de 1.200 participantes, sendo 888 atletas e 312 entre comissão técnica, professores, enfermeiros e colaboradores. As atividades começam nesta terça-feira (19) e prosseguem até sábado (23). 

Confira o Boletim Informativo com a programação do evento

O evento busca incentivar a participação e o lazer, com atividades esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração. “É uma honra participar de um evento tão emocionante como esse, que conta a história de todas as famílias do Paraná. Espero que aproveitem e vivam grandes momentos durantes esses Jogos”, disse o superintendente-geral do Esporte, Helio Wirbiski.

Durante o dia, a equipe realizou a avaliação física dos participantes, além da caminhada da saúde, de jogos de salão e de oficinas de ritmo. Para isso, foi ofertada uma capacitação aos profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios paranaenses.

EXPOSIÇÃO –Na abertura, o Centro de Memória do Esporte apresentou a exposição Integração da Terceira Idade Paranaense, que conta a história dos Jogos da Integração da Terceira Idade Paranaense, com homenagens a três atletas: Takeo Tsumanuma, Maria Luiza Pereira Passos e José Candido Muricy.

Participaram da cerimônia a superintendente de Ação Solidária do Governo do Estado, Cristina Ricordi; os prefeitos de Guaratuba, Roberto Justus; de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; de Goioerê, Betinho Lima, e de Mercedes, Laerton Weber.

Além dos jogos disputados nas modalidades de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol, os participantes ainda contam com uma programação especial com karaokê, baile à fantasia e festival de carteado.

O evento ofertará oficinas para os idosos que estão iniciando a prática nestas modalidades esportivas. Para isso, os Jogos acontecem sede em dois municípios: Guaratuba, onde ocorrem as competições, e Pontal do Paraná, onde são realizadas as oficinas.

BIOSSEGURANÇA –A abertura dos Jogos foi realizada seguindo todos os protocolos de biossegurança. Todos os participantes estão vacinados com as duas doses e testaram negativo para a Covid-19. Respeitando os protocolos, o evento não foi aberto ao público.

Assista, na íntegra, como foi aabertura da 15ª edição dos JIIDOS, em live realizada pela TV Litorânea.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Francisco Alves - PR Atualizado às 06h17 - Fonte: ClimaTempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 33°

Sex 34°C 16°C
Sáb 34°C 18°C
Dom 32°C 20°C
Seg 32°C 18°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias