Terça, 19 de Outubro de 2021
44999561401
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão rejeita obrigatoriedade de repositórios digitais em universidades federais

Entidade atua na educação de pessoas com deficiência visual

17/09/2021 23h50
64
Por: Mauricio Biriba Fonte: Agência Câmara de Notícias
Tiago Mitraud argumentou que as universidades estão sem recursos - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Tiago Mitraud argumentou que as universidades estão sem recursos - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 6702/13, da deputada Iracema Portella (PP-PI), que torna obrigatória a existência de repositórios digitais nas instituições federais de educação superior e de pesquisa. A rejeição foi recomendada pelo relator, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Ele argumentou que as instituições federais de ensino têm funcionado com orçamentos bastante comprometidos.

"Algumas universidades federais declararam que, em 2021, os recursos disponíveis podem não ser suficientes nem sequer para a manutenção de suas atividades de ensino. Nesse contexto, impor um novo dever a essas instituições torna a manutenção de sua infraestrutura ainda mais dispendiosa", disse.

Tiago Mitraud lembrou que já há mecanismos que garantem a ampla divulgação do trabalho científico brasileiro. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) mantém a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, consolidando nacionalmente essas informações. Já a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) oferece portal de periódicos, com acesso a mais de 30 mil títulos nacionais e estrangeiros, e banco de teses e dissertações, que consolida a produção acadêmica nacional desde 1987.

Tramitação
A proposta já havia sido rejeitada antes pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e ainda deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Francisco Alves - PR
Atualizado às 12h26 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 25°

24° Sensação
13.4 km/h Vento
54.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Quinta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias