Sábado, 18 de Setembro de 2021
44999561401
Social ABUSO SEXUAL

Abuso Sexual contra crianças e adolescentes é abordado pela Professora Sara Hungaro Lazaretti

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

18/05/2021 18h56 Atualizada há 4 meses
690
Por: Mauricio Biriba Fonte: Redação Portal do Viola News/Professora Sara Hungaro Lazaretti
Abuso Sexual contra crianças e adolescentes é abordado pela Professora Sara Hungaro Lazaretti

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, devido a um crime bárbaro que aconteceu em 1973. Aos 8 anos de idade a menina, Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer.

Policiais e familiares, se depararam com diversas versões do crime que permanece sem solução. O processo do Caso Araceli foi arquivado pela Justiça. No entanto,serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, exibindo a realidade de violências cometidas contra crianças.

Pela brutalidade e truculência, a data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos. Em 2000, por meio da Lei 9.970, foi instituído o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. 

A Professora diz que a proposta é tirar o tema da invisibilidade, informando, sensibilizando, mobilizando e convocando toda a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O abuso sexual é uma realidade mais próxima do que imaginamos, com a pandemia o número de crianças abusadas se torna cada dia maior, e a falta de conhecimento sobre o assunto, acaba deixando esses casos no anonimato.

De 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, via “Disque 100”.

Considerando o fato de que pesquisas afirmam que apenas 10% dos casos são notificados às autoridades, somos impactados com a impressionante cifra de mais de 2 milhões de casos neste período em nosso país.


Hoje pela manhã o Secretário de Educação  do Município de Perobal José Pereira de Souza, convidou a professora Sara Hungaro Lazaretti, para ministrar uma palestra aos professores da Rede Municipal de ensino com o tema “Abuso Sexual Infantil”, buscando orientar os professores sobre: O que é abuso sexual, tipos de abuso sexual, sinais e sintomas do abuso sexual infantil, mitos que envolvem essa violência e sugestões de ações que os professores podem utilizar para identificar a criança abusada e ajudar na proteção da mesma, através de denuncia aos órgãos competentes.

A professora destaca que seu esforço diário através do seu perfil @profsarabioped no instagram, tem como objetivo, relatar casos reais de abuso sexual infantil, mostrar os prejuízos causados na adultidade e oferece dicas de Educação  Sexual Intencional e Adequada, para que os pais e profissionais da infância possam ter ferramentas eficazes no combate ao abuso e exploração sexual infantil e assim proteger cada vez mais crianças, por meio de conhecimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Francisco Alves - PR
Atualizado às 02h31 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 31°

21° Sensação
14.6 km/h Vento
53.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Segunda (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias