Sábado, 15 de Maio de 2021
44999561401
Saúde PARANÁ

Muitos Indígenas das aldeias de Terra Roxa e Guaíra estão recusando tomar a vacina devido a falsos boatos

Encontros virtuais tiveram como principal objetivo a conscientização das comunidades da região sobre a importância da se vacinar

30/04/2021 21h37 Atualizada há 2 semanas
260
Por: Mauricio Biriba Fonte: CGN
Muitos Indígenas das aldeias de Terra Roxa e Guaíra estão recusando tomar a vacina devido a falsos boatos

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, nos dias 28 e 29 de abril, reuniões com lideranças indígenas das aldeias de Guaíra e Terra Roxa, no Paraná, para discutir sobre a vacinação contra a covid-19. Os encontros virtuais foram motivados porque muitos indígenas estão se recusando a tomar a vacina devido ao medo estimulado pelas notícias falsas acerca do imunizante.

As reuniões contaram com a presença da procuradora da República em Guaíra, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim, da procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Indira Bolsoni Pinheiro, além de representantes da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE/PR), da Secretaria de Saúde do estado (Sesa/PR) e do Distrito de Saúde Indígena do Litoral Sul (Dsei/Litoral Sul).

 

Thank you for watching

Gilberto, um dos caciques presentes, afirmou que há falta de médicos e agentes de saúde em algumas aldeias da região. Além disso, ressaltou a importância de uma comunicação clara entre os agentes de saúde e os povos indígenas para que a vacinação seja cumprida de forma eficiente. Os representantes dos órgãos sanitários presentes se comprometeram a atuar de forma mais intensa nessa comunicação.

O MPF, por sua vez, ressaltou a importância do diálogo e expôs a atuação do órgão referente às causas da região. A procuradora Hayssa pediu atenção especial na sensibilização das lideranças presentes nas comunidades que representam, destacando a segurança da vacinação e a necessidade de continuar com as medidas de profilaxia à covid-19.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Francisco Alves - PR
Atualizado às 13h25 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 24°

24° Sensação
5.4 km/h Vento
37.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias