Nesta terça-feira (10/6), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cromo II para investigar e desarticular esquema criminoso de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de armas, drogas e do contrabando de cigarros na região de fronteira do Paraná.
Na ação, foram cumpridos cinco mandados de prisões preventivas nas cidades de Guaíra/PR, Maravilha/SC e São Paulo/SP. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante, sendo uma por porte ilegal de arma de fogo, em Orobó/PE, e a outra por lavagem de dinheiro.
Ainda, houve o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guaíra/PR, Curitiba/PR, Vera Cruz/RS, Balneário Camboriú/SC, São Paulo/SP, Mundo Novo/MS, Goiânia/GO e Orobó/PE. Nas diligências da operação, foram apreendidos quatro veículos, um helicóptero, três empresas, uma arma de fogo, cigarros contrabandeados, dinheiro em espécie e um estoque de artigos de luxo avaliado em R$806,7 mil.
A investigação que culminou na operação de hoje foi embasada por análises financeiras e patrimoniais dos investigados, os quais movimentaram mais de R$ 26 milhões entre créditos e débitos nos últimos anos. Também foram realizadas análises fiscais que permitiram reforçar as conclusões do uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os ganhos ilícitos da organização.
Os crimes investigados são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal, cujas penas podem chegar até 29 anos de prisão.