Terça, 22 de Abril de 2025
22°C 28°C
Francisco Alves, PR
Publicidade

Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado

A ideia é que esses veículos possam ser utilizados em diversos tipos de ocorrência por todas as forças de segurança do Paraná, mas principalmente ...

Mauricio Biriba
Por: Mauricio Biriba Fonte: Secom Paraná
15/04/2025 às 18h36
Paraná planeja compra de 12 blindados para as polícias e faz testes para avaliar o mercado
Foto: Arnaldo Neto?AEN

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP) planeja reforçar a frota das forças de segurança do Estado com 12 blindados. A estratégia é dividir a compra em duas frentes, cada uma com seis unidades. Uma delas já está em andamento, em conjunto com um procedimento licitatório aberto pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A outra, que será com um edital próprio, ainda está em fase inicial de análise dentro do próprio Governo do Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Essa ideia está dentro de um grande projeto de modernização da segurança pública, que vai desde a reestruturação das polícias até a compra de equipamentos e de novas tecnologias. Esses blindados estão sendo comprados para toda a segurança pública do Estado do Paraná: Batalhão de Operações Especiais (BOPE); Grupo Tigre, da Polícia Civil; Setor de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal, enfim, todas as nossas forças de elite”, comentou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Continua após a publicidade
Anúncio

A ideia é que esses veículos possam ser utilizados em diversos tipos de ocorrência por todas as forças de segurança do Paraná, mas principalmente em gestões de crise e operações especiais. “É para fazer frente a situações de alta complexidade, como é o caso de roubo a banco ou tomada de cidades. Também em situação de tentativa de arrebatamento de presos nos nossos presídios”, exemplificou o secretário.

Continua após a publicidade
Anúncio

Como parte do processo de definição dos modelos de blindados que constarão no edital de concorrência a ser lançado futuramente pelo Estado, estão sendo realizados em Curitiba e região metropolitana testes com um veículo de fabricação tcheca. Nesta semana, o Patriot II, um blindado militar capaz de encarar diversos tipos de ocorrências e terrenos, está sendo utilizado em um período de avaliação.

“Estamos fazendo alguns testes com esse veículo para que a gente possa entender o mercado e possamos apresentar no edital o melhor possível em termos de referência para as necessidades do Estado”, explicou o major Felipe Serbena, comandante do BOPE.

“O planejamento é que, desses seis veículos, sejam adquiridos três de operações táticas e três de transporte de tropa. Até porque cada força de segurança tem seu nicho de atuação”, continuou o oficial.

O primeiro tipo tem maior blindagem, para enfrentamentos, por exemplo, enquanto o segundo é mais leve e tem maior capacidade de transporte de pessoas. De acordo com o major, a expectativa é ter pelo menos parte desses veículos em operação em território paranaense ainda no final de 2025 ou no máximo no ano que vem.

Nesta terça-feira (15), o Patriot II foi testado em uma chácara em Quatro Barras. Foram avaliados os desempenhos em subidas, descidas e a aderência do veículo nos mais variados tipos de terrenos.

Esse modelo foi apresentado ao mercado brasileiro durante a 15ª edição da LAAD: Defense & Security, maior feira de defesa e segurança da América Latina, ocorrida no início do mês, no Rio de Janeiro. Além de blindagem com proteção contra fogo direto, artefatos explosivos improvisados e minas, o veículo 4x4 possui suspensão independente que absorve os desníveis do terreno, garantindo maior estabilidade interna para seus ocupantes.

Veículo tático multiúso marcado pela versatilidade, ele é capaz de atingir 100 km/h e de executar manobras ofensivas e evasivas, mesmo pesando cerca de 17 toneladas. Com capacidade para oito pessoas, incluindo o condutor, o Patriot II encara sem problemas territórios com água na altura de até 1,60 m. A autonomia é de cerca de 600 km.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias