Nesta quarta-feira, dia 12 de março de 2025, a Polícia Civil de Iporã prendeu em flagrante um indivíduo pelo crime de maus-tratos a animais. A ação foi desencadeada após o registro de um boletim de ocorrência na última segunda-feira, que relatava o abandono de um animal na cidade de Francisco Alves.
O suspeito, que havia se mudado de cidade de Francisco Alves para Iporã e deixado abandonado um animal da raça Pitbull, foi localizado na data de hoje em sua residência. No local, os policiais encontraram um filhote de cão de pequeno porte, em situação de extrema negligência, desprovido de alimentação, água e proteção, exposto ao tempo e em meio a suas próprias fezes.
Diante da situação, foi dada voz de prisão ao autor, que foi conduzido até a cidade de Francisco Alves, onde outro animal, de grande porte, foi encontrado em condições similares.
Após o resgate, o animal de grande porte, que se encontrava em Francisco Alves, foi entregue ao responsável legal pela habitação dos imigrantes da cidade, enquanto o filhote de pequeno porte, encontrado em Iporã, foi confiado à presidente da SOS Animais de Iporã, que assumiu a responsabilidade por seus cuidados. Ambos os animais receberam alimentação adequada e foram encaminhados para os devidos cuidados veterinários e abrigo seguro.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com a proteção dos animais e enfatiza a importância da conscientização e da denúncia em casos de maus-tratos, uma vez que tal prática é passível de severas sanções legais.