Um macaco que habita a mata do Parque da Raposa, localizado em Apucarana, no Paraná, foi resgatado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) após uma busca que durou vários dias. O animal, que teve um braço amputado, será submetido a tratamento veterinário.
A operação de resgate foi iniciada no último domingo, após a Sema receber imagens do macaco com o braço amputado e a mão pendente. “Iniciamos as buscas desde então, e levaram quatro dias para o encontrarmos”, afirmou Marcos Diego da Silva, secretário municipal de meio ambiente.
O resgate do animal só foi possível graças ao auxílio de Antônio, conhecido como Toninho dos Macacos, morador local que alimenta os animais da mata diariamente. “Toninho, que tem um trabalho junto aos macacos da mata, conseguiu localizá-lo”, disse o secretário. Após a captura, o macaco foi encaminhado para atendimento na Unifil, em Londrina.
Ainda não se sabe o que causou a amputação do animal, mas seu quadro de saúde é considerado estável. “Ele foi encaminhado para uma melhor avaliação e, após ser tratado, será devolvido ao seu habitat”, finaliza Diego da Silva.
As informações são do TN Online.