Quarta, 02 de Dezembro de 2020
44999561401
Saúde USO DE MÁSCARA

‘Desprezo pelos outros’ aparece em pessoas que se recusam a usar máscaras, aponta estudo da UEL

Participaram da pesquisa 1.578 adultos divididos em o “grupo da empatia” e o “grupo antissocial”.

11/11/2020 09h52
266
Por: Mauricio Biriba Fonte: Catraca Livre
‘Desprezo pelos outros’ aparece em pessoas que se recusam a usar máscaras, aponta estudo da UEL

Segunda onda, aumento de casos… enquanto a pandemia do novo coronavírus mostra estar avançando em vários países da Europa e nos Estados Unidos, muitas pessoas ainda se recusam a usar máscara, mesmo com todos os especialistas em saúde recomendando como forma de prevenção da Covid-19.

Para entender os traços da personalidade de pessoas que se opõem ao uso do acessório, um estudo foi realizado no Brasil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O que a pesquisa descobriu é que essas pessoas tendem a ser sociopatas, ou seja, ter um distúrbio caracterizado por desprezo pelos outros.

Participaram da pesquisa 1.578 adultos que responderam perguntas como “você acredita ser necessário usar uma máscara/respeitar o distanciamento social/lavar as mãos mais frequentemente?”

De acordo com as respostas, os participantes foram divididos em dois grupos: o “grupo da empatia” e o “grupo antissocial”.

Segundo um dos autores do estudo, o professor Fabiano Koich Miguel, do Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), “o grupo da empatia” respondeu ao questionário mostrando maior preocupação em usar máscara, higienizar sempre as mãos e adotar isolamento social para evitar contágio.

“Já o grupo antissocial mostrou menor preocupação com essas medidas, minimizando sua importância ou minimizando a doença”, disse o professor.

Entre esse grupo de pessoas relutantes ao uso de máscaras, foi observado traços antissociais característicos de pessoas com diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial, tais como:

  • Níveis mais baixos de empatia, que é a capacidade de perceber, compartilhar e inferir pensamentos e emoções de outras pessoas;
  • Níveis mais altos de insensibilidade;
  • Tendência para o engano e o autoengano;
  • Comportamentos de risco.
  • Além disso, o perfil antissocial demonstrava mais insensibilidade, hostilidade, impulsividade e manipulação.

Os resultados do estudo foram publicados no volume 168 da revista Personality and Individual Differences.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Francisco Alves - PR
Atualizado às 21h17 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 32°

22° Sensação
7.6 km/h Vento
55.1% Umidade do ar
90% (45mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 22°

Chuvoso
Ele1 - Criar site de notícias